Bolsas para atuação em projeto sobre Ciência de Dados nas Ciências Sociais

Bolsas para atuação em projeto sobre Ciência de Dados nas Ciências Sociais

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) abriu inscrições para três modalidades de bolsas de pesquisa, no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (PII) – CAPES-PrInt. As bolsas são para Pós-Doutorado, Pesquisador Visitante e Jovem Talento. Os candidatos deverão possuir doutorado em uma das Ciências Sociais ou em áreas afins e ter uma trajetória profissional internacionalizada. As atividades dos bolsistas farão parte do projeto “Ciência de Dados nas Ciências Sociais”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais.

Os dados e metodologias disponíveis para cientistas sociais diversificaram-se e avolumaram-se a partir de inovações em tecnologias de informação e comunicação e da crescente digitalização do mundo social. Esses dados são de maior magnitude e os métodos são de maior complexidade computacional do que em abordagens que dominaram até então a área de Ciências Sociais. Nos próximos 3 anos, o objetivo é expandir as abordagens de análise desenvolvidas pelo CPDOC em parceria com a Escola de Matemática Aplicada da FGV e a Universidade de Columbia, em Nova York.

O primeiro ano do projeto será dedicado principalmente à aplicação de métodos computacionais à pesquisa com o acervo histórico do CPDOC, que inclui arquivos de história oral, arquivos documentais, tanto textuais como audiovisuais, e verbetes de dicionários histórico-biográficos sobre política, economia e cultura no Brasil República. Nos outros dois anos de atividades, quando mais bolsas serão ofertadas, o projeto fortalecerá o objetivo do CPDOC em formar estudantes com capacidades analíticas que combinem métodos quantitativos, qualitativos e habilidades em programação e no uso de ferramentas digitais. O intuito é também desenvolver e integrar novas metodologias de pesquisa no cotidiano da instituição. Por fim, este projeto será uma plataforma para fomentar a relação com outras instituições que são referência nesse campo em ascensão.

O prazo para candidatura se encerra em 17 de maio de 2019. Mais informações e inscrições em https://cpdoc.fgv.br/pos/capes_print

Sobre el Autor