Agradecimiento de Comisión Directiva de ALAS a la Presidenta saliente, Dra. Ana Rivoir

Agradecimiento de Comisión Directiva de ALAS a la Presidenta saliente, Dra. Ana Rivoir

CONGRESSO ALAS PERÚ
Assembleia Geral ALAS, 12/12/12/2019
Agradecimentos à Presidenta Ana Rivoir

Com muita honra e alegria, apresentamos os mais sinceros agradecimentos à Presidenta Ana Rivoir por seu louvável desempenho frente à gestão 2017-2019 da Associação Latino-americana de Sociologia (ALAS). Nossa Presidenta mostrou-se sempre atenta aos diversos desafios ao longo do período, marcado por uma preocupante conjuntura na América Latina e Caribe, extremamente convulsionada. Ana Rivoir conduziu com grande competência e firmeza os processos político-acadêmicos, administrativos e institucionais abarcados pela ALAS, ressaltando a importância, mais do que nunca, tanto da unidade desta Associação como da preservação da rica pluralidade de visões e abordagens de seus integrantes e colaboradores.

Sem medir esforços, Ana Rivoir atuou com primor em prol da otimização dos limitados recursos orçamentários e operacionais da ALAS, e, especialmente, para a consolidação institucional, a ampliação e a capilarização da agenda latinoamericanistae caribeanista nos circuitos nacionais, regionais e internacionais, engrandecendo esta associação junto a outras instituições e redes acadêmicas nas áreas de Ciências Sociais e da Sociologia.

Vale enfatizar na Assembleia ALAS Perú 2019, com a presença de colegas da maior parte dos países da região, que Ana Rivoir, representante da Sociologia uruguaia, foi a terceira presidenta eleita na história de 69 anos da ALAS, depois das professoras Raquel Sosa (México) e Nora Garita (Costa Rica). Que o reconhecimento de seu protagonismo exemplar e de suas antecessoras – possa também nos recordar sobre a necessidade de maior equilíbrio de gênero na liderança da ALAS!

Esta não é uma questão menor, pelo contrário, faz jus à participação progressivamente destacada das mulheres latino-americanas e caribenhas na ALAS (já com 60%, como demonstrado pelo relatório do Congresso Perú 2019), nas demais redes e associações nacionais, regionais e internacionais no campo acadêmicocientificoda Sociologia e das Ciências Sociais e nos espaços de transbordamento e interface destas áreas de produção e difusão de conhecimento com outras esferas de nossas sociedades. O equilíbrio de gênero é imprescindível para um novo horizonte de sentido histórico e civilizatório, temática geral da convocatória do Congresso ALAS Perú 2019.

Por fim, não menos relevante, salientamos ainda que, sempre nos brindando com muita perspicácia, sensibilidade e equanimidade, nossa Presidenta Ana Rivoir foi figura chave para a garantia de um ambiente de coleguismo, respeito e amizade no comitê diretivo de ALAS.

Muchas gracias, Ana! Adelante y arriba, ALAS!

Comitê Diretivo ALAS 2017-2019
Angélica Cuellar
Briseida Barrantes
Flávia Lessa de Barros
Francisca Fonseca
Frederico Schuster
Jaime Rios Burga
Jesús Diáz
Miguel Serna
Ruben Ticona

Sobre el Autor